ÁFRICA VERMELHA de Alexander Markov
Documentário, 64’, 2019
Produção: Kintop / Ukelele Films (São Petersburgo)
Co-produção: RTP 1
Apoio à produção cinematográfica ICA
- 
      
        
          
        
      
      'África Vermelha' é um turbilhão de visões, desejos, e políticas corporizadas pelo trabalho sistemático do Cinema Soviético em solo africano, entre as décadas de 1960 e 1990. Não vejo qualquer utilidade em duplicar e promover a propaganda. A minha ideia passa por aprofundar a pungência da comunicação e documentários soviéticos sobre África, tornar a propaganda ainda mais propagandística, e assim pôr a nu o seu bluff em determinados excertos e extinguir o seu “fervor” noutros. 'África Vermelha' implica uma mudança de ênfase através de uma revisão repentina de toda a cinematografia soviética sobre África, na qual identifico os temas e motivos mais relevantes e recorrentes. No processo desta investigação, traço a forma como as visões soviéticas sobre África – e os planos para África – evoluíram ao longo de três décadas, acabando por desaparecer por completo no olvido. A banda sonora não-linear combina excertos de discursos oficiais de líderes soviéticos e africanos, pontuados por ruído de fundo e música africana, tal como gravados pelos diversos cineastas soviéticos durante as suas expedições africanas. 
- 
      
        
      
      Realização e Argumento: Alexander Markov 
 Montagem: Svetlana Pechenykh
 Música: Victor Sologub
 Direcção de Som: Sergey Moshkov
 Efeitos visuais e grafismos: Elena Bovtyun
 Efeitos visuais em Portugal: José André
 Mistura de Som: Pedro Góis
 Correcção de Cor: Gonçalo Ferreira
 Produção: Stan Poplavskii, Ansgar Schaefer, Rui Ribeiro
- 
      
        
      
      Festivais: [2022] Visions du Réel, Nyon, Suíça [2022] Festival Internacional de Cinema IndieLisboa [2022] Internacional Documentary Film Festival of Saint-Louis (Official International Competition) Senegal [2022] Doker Fest Moskow, Rússia (International Competition) [2022] Lima Alterna Film Festival, Perú [2022] Archivio Aperto, Bolonha, Itália [2022] Docville International Film Festival, Bélgica [2022] Unarchive Found Footage International Film Festival, Itália Mostras: 
 [2022] Fortnight MOMA International Non Fiction Film Festival, Nova Iorque, EUA
 [2022] Barbican Film Center, Londres, Reino Unido[2022] Schirn Kunsthalle Frankfurt, Alemanha 
- 
      
        
      
      [2022] Prémio para Melhor Montagem, Moscow International Documentary Film Festival, DOKER, Rússia [2022] Young Jury - Amateur is a Lover Award, Archivio Aperto, Bolonha, Itália 
 
          
          
        
      